Um Sonho a Mais foi uma telenovela brasileira, produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo, entre 4 de fevereiro e 2 de agosto de 1985.
Com argumento de Lauro César Muniz e Daniel Más, baseado na peça teatral Volpone, de Ben Jonson, foi escrita inicialmente por Daniel Más com supervisão de Muniz. Daniel Más foi afastado da trama que passou a ser escrita por Lauro, com colaboração de Mário Prata e Dagomir Marquezi. Teve direção geral de Roberto Talma. Contou com 155 capítulos. Nela foi exibido o primeiro beijo gay em telenovelas brasileiras, entre os personagens de Ney Latorraca (travestido) e Carlos Kroeber.
O autor Daniel Más só voltou a escrever uma novela três anos depois, com Bambolê.
Cissa Guimarães mostrou tanta simpatia no papel da repórter Amélia Bicudo que, poucos anos depois, passou a ser repórter de verdade no programa Video Show, com bastante sucesso.
O grande sucesso da novela foi a personagem Anabela Freire (Ney Latorraca), uma quarentona, solteirona, porém charmosa, que conquistava o milionário Pedro Ernesto (Carlos Kroeber). O sucesso era tanto que surgiram sua irmã Florisbela (Marco Nanini) e a prima Clarabela (Antônio Pedro), que não estavam no argumento inicial.
A novela, teve quatro travestis, num típico humor gay, ocupando a maior parte da trama. A parte conservadora da audiência não perdôou tal ousadia e pediu providências ao Governo Federal. A censura da Nova República exigiu a retirada dos travestis da novela. A TV Globo só conseguiu manter Anabela Freire, pois ela estava na sinopse aprovada pela censura.
Whisky a Go Go, o tema de abertura, interpretado pelo grupo Roupa Nova, até hoje faz sucesso.
Destaque para a brilhante atuação de Carlos Kroeber como o atrapalhado e apaixonado Pedro Ernesto.
Na última cena da novela, Ney Latorraca e Sílvia Bandeira, num cenário que simulava o céu, recebiam e cumprimentavam todo o elenco, que entrava, um por um, no cenário, com todos vestidos de branco, numa grande confraternização.
O ator Ricardo Zambelli, marido da atriz Zaira Zambelli, morreu num acidente motociclístico poucos dias depois da estréia da novela, durante o Carnaval. Era seu primeiro personagem fixo numa novela, um rico entediado.
Tássia Camargo fez de sua personagem Mônica, um grande sucesso. Tanto, que estampou a capa da revista Playboy, de junho de 1985.
MÚSICAS:
01. Chuva de Prata – Gal Costa
02. Mais Que Um Sonhador – Degradée
03. Infinito – Djavan
04. Me Liga – Os Paralamas do Sucesso
05. Me Leva Pra Casa – Joe
06. Leva – Tim Maia
07. Whisky a Go Go - Roupa Nova
08. Egotrip – Blitz
09. Shy Moon – Caetano Veloso (part. esp. Ritchie)
10. Menino Bonito – Wanderléa
11. Juntos – Ivan Lins (part. esp. George Benson)
12. Corações Psicodélicos – Lobão e os Ronaldos
13. Vivendo Ilusão - Rádio Táxi
14. Garota do Ano - Arnaldo Brandão (part. esp. Brylho)
0 Comments:
Post a Comment