POSTAGENS DIÁRIAS

SENHA para descompactar os arquivos: SOMDENOVELAS (em letras maiúsculas)

Aperte CTRL+D para favoritar o
Blog.

Clique em > > > FLIPCARDs < < < para ver todas as postagens do blog.

INSTAGRAM: @euossomp3s

segunda-feira, 7 de junho de 2021

ROQUE SANTEIRO – Nacional – Vol.01 - 1985


SOM-DE-NOVELAS.BLOGSPOT.COM

Capa: Regina Duarte


Roque Santeiro foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, com 209 capítulos, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva baseado em original do próprio Dias Gomes, a peça de teatro O Berço do Herói; teve também as colaborações de Marcílio Moraes e Joaquim Assis e pesquisa de texto de Lilian Garcia, sendo dirigida por Gonzaga Blota, Paulo Ubiratan, Marcos Paulo e Jayme Monjardim.

Teve José Wilker, Regina Duarte, Lima Duarte e Armando Bógus nos papéis centrais da história.

Dias Gomes criou Roque Santeiro baseado em uma peça de teatro, de sua autoria, chamada O berço do herói, que havia sido censurada e proibida. A telenovela seria exibida em 1975 pela Rede Globo e já tinha 30 capítulos gravados, além de chamadas anunciando sua estréia. Porém, no dia da estréia, a Rede Globo recebeu ofício do governo federal censurando a telenovela. A emissora então pôs no ar um remake de Selva de Pedra, de Janete Clair, enquanto outra era escrita – Pecado Capital -, também de Janete. O motivo da censura foi uma escuta telefônica do governo, em que foi gravada uma conversa de Dias Gomes, em que ele afirmava que Roque Santeiro era apenas uma forma de enganar os militares, adaptando O Berço do Herói para a televisão, com ligeiras modificações que fariam com que os militares não percebessem que se tratava da mesma obra. Dez anos depois, já no governo civil de José Sarney, a telenovela foi finalmente liberada e pôde ser exibida. Por consideração aos artistas envolvidos no trabalho original, os mesmos foram convidados a retomar seus personagens. Porém, Francisco Cuoco e Betty Faria, recusaram os papéis de Roque Santeiro e Viúva Porcina, Lima Duarte retomou o personagem Sinhozinho Malta. Além de Lima, outros atores que participaram da versão censurada e que retornaram nesta com os mesmos papéis foram João Carlos Barroso, Luiz Armando Queiroz e Ilva Niño. Elizângela, que foi Tânia em 1975, desta vez viveu Marilda. Milton Gonçalves, que em 1975 interpretava o padre Hipólito, em 1985 foi Lourival Prata, o promotor público. Lutero Luiz que em 1975 era o prefeito, na versão de 1985 foi o Dr. Cazuza.

Primeira novela de Patrícia Pillar, Maurício Mattar e Cláudia Raia.

A trilha sonora volume I foi remasterizada e lançada em CD em 2001, pela Som Livre, de modo que as faixas “Verdades e Mentiras” de Sá & Guarabira e “Vitoriosa” de Ivan Lins, do segundo volume, também foram inclusas no CD. Já a faixa "A Outra", de Simone, foi excluída.

No ano de 2010 foi lançado um box com 16 DVDs contendo um compacto de Roque Santeiro de aproximadamente 50 horas de duração. Sendo a primeira novela brasileira a ser lançada nesse formato.




MÚSICAS:
01. Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos (part. esp. Chico Buarque)
02. A Outra – Simone    
03. Sem Pecado e Sem Juízo – Baby Consuelo    
04. Chora Coração – Wando    
05. Mistérios da Meia-noite – Zé Ramalho    
06. Santa Fé – Moraes Moreira    
07. Dona – Roupa Nova    
08. De Volta Pro Aconchego – Elba Ramalho    
09. Indecente - Anne Duá
10. Coração Aprendiz – Fafá de Belém    
11. Roque Santeiro – Sá & Guarabira    
12. Cópias Mal Feitas – Alceu Valença




TV
B A I X E




>>>> FLIPCARDS <<<<



0 Comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...